No dia 7 de Dezembro, às 23h00 na RTP2, o programa “Visita Guiada”, da jornalista Paula Moura Pinheiro, foi dedicado à Cartuxa de Évora.
Com valiosos testemunhos do Arcebispo Francisco Senra Coelho, da arq. Marta Sequeira e do arq. Luís Ferro, autor do livro «O Eremitério da Cartuxa de Évora. Arquitectura e vida monástica» (Canto Redondo, 2019).
Livro disponível, com 10% desconto e oferta de portes, em https://espacolivro.eu/arquitectura/o-eremiterio-da-cartuxa-de-evora-arquitectura-e-vida-monastica
Em 2019, a última casa da Ordem Cartuxa em Portugal, Santa Maria Scala Coelli, em Évora, viu partir os seus últimos monges. Assim terminava uma história que começara em finais do séc. XVI, com a construção do monumental mosteiro.A arquitetura do mosteiro é hoje o mais expressivo testemunho do que foi a vida dos monges cartuxos, durante séculos. Uma tipologia singular, replicada em todas as casas da Ordem desde o séc. XII, e que, no séc. XX, fascinou um dos revolucionários da História da Arquitetura.Em 1922, Le Corbusier concebeu um novo modelo de habitação coletiva a partir da tipologia cartusiana. Essa proposta de Le Corbusier iria influenciar indelevelmente a arquitetura moderna.